segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Qual o nível de importância do produtor musical para o sucesso de um CD?


Qual o nível de importância do produtor musical para o sucesso de um CD?

A figura do produtor musical tem ganhado destaque nas gravações de discos evangélicos. O público agora olha com mais atenção a ficha técnica e já começa a identificar os diversos estilos dos “maestros”.

Além dos produtores musicais mais conhecidos e renomados no mercado, existem outras centenas de produtores que atuam na produção dos milhares de álbuns gravados no país, nos mais diversos estilos e níveis de qualidade.

Mas até que ponto o sucesso de um CD está ligado diretamente à escolha do produtor musical?

De maneira básica, o produtor musical tem a tarefa de perceber o artista, seu estilo, proposta musical e as canções escolhidas para o projeto e transformar isso tudo em algo que satisfaça os diversos públicos: as gravadoras, os consumidores, os pastores, os patrocinadores, a família, os amigos, entre outros.

Na maioria das vezes a escolha do produtor musical está relacionada com a capacidade financeira de quem o contrata. Obviamente que as produções de produtores com mais tempo de estrada e um trabalho notoriamente bem-sucedido tem valores diferenciados. É justíssimo!

O produtor musical não pode querer iniciar hoje sua carreira e cobrar o mesmo valor do que alguém que o “cabra” que “faz tempo que tá nessa vida”. Já dizia um baixinho que jogava futebol, que se não estiver enganado, tem andado pela capital federal: “Subiu no ônibus agora e já vai querer sentar na janela?!”.

O que talvez seja questionável é quando o artista deposita toda a expectativa de sucesso do CD na contratação do produtor, transformando-o no Salvador da Pátria.

Tem cantor querendo chegar com canções pobres (tanto em texto quanto em música), sem um talento mínimo, orçamento reduzidíssimo e jogar tudo nas mãos do produtor, dizendo assim: “Quero um CD igualzinho o daquele(a) cantor(a) que está no topo das paradas de sucesso da música gospel.”

A probabilidade de acontecer isso é muito próxima a zero. Você também já deve ter ouvido muitas histórias de cantores que investiram grandes somas na produção de um disco com um produtor topo de lista e não fizeram sucesso. Nesses casos há uma transferência de expectativas para o produtor e sua equipe. É como se achasse que o simples fato daquele nome famoso ficar responsável pela sua produção, o sucesso estaria garantido.

Qual é o cantor que não gostaria de ter seu projeto gravado com alguém tarimbado na área?

O que não dá pra aceitar é achar que o produtor será a figura que garantirá o sucesso almejado. Para um trabalho fazer sucesso, outros elementos, além da produção, são essenciais - um bom repertório, um trabalho de identidade visual bem desenvolvido, divulgação, entre outros inúmeros fatores.

Além de tudo isso, ainda tem a vontade soberana de Deus e a concepção pessoal de sucesso, que pode variar muito de um indivíduo pra outro.
Finalizo lembrando que quando Jesus ressuscitou a Lázaro, mandou que antes os homens tirassem a pedra. Aquilo que poderia ser feito pela ação humana, Deus não ia fazer. Faria apenas o que era típico da ação divina.

Contratar o produtor e contar com a “mãozinha” do alto pra outras coisas que são responsabilidade do artista certamente não trará o tão sonhado sucesso.

Reflita!

Fonte:
Supergospel

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário