sábado, 10 de dezembro de 2011

O maior festival gospel no Rio acontece hoje!

O Evento deve atrair mais de 200 mil pessoas ao Aterro do Flamengo.


A poucas horas para o Festival Promessas, cantores gospel se reuniram na noite desta sexta-feira (9) para os ensaios, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Com direito a rap e efeitos de luz, os artistas interpretaram a música “Alto preço”, de Asaph Borba, emocionando os fãs que acompanharam a passagem de som.

E foi com um abraço coletivo que as nove atrações do festival encerraram os ensaios, tudo sob a direção de Luiz Gleiser.

O Festival Promessas é uma realização da TV Globo com o apoio da prefeitura e vai reunir grupos e cantores de estilos musicais muito diferentes, desde as 14h de sábado (10). De acordo com os organizadores, o evento deve atrais mais de 200 mil pessoas ao Monumento aos Pracinhas. O show será exibido como especial de fim de ano da TV Globo, no dia 18 de dezembro.

Uma dos ensaios mais aguardados pelos fãs nesta sexta-feira foi o da banda Diante do Trono. Para a vocalista Ana Paula Valadão, se apresentar diante de uma multidão não é novidade, mas ela confessa que está “com frio na barriga” e adiantou que está ansiosa para o início da apresentação. Ana Paula falou sobre a escolha de “Alto preço” para o número de encerramento do festival.


“Isso é uma conquista tremenda, é uma conquista linda. Vai ser lindo demais. É uma música que todas as igrejas evangélicas cantam, então esse ano, no Troféu Promessas, o autor dessa canção foi o homenageado, Asaph Borba, que tem 35 anos de ministério, e ele compôs essas música que fala sobre humildade, e é linda. Vai ser um momento especial”, disse ela, emocionada.

Para a alegria dos fãs, Ana Paula adiantou que vai cantar sucessos da carreira, entre eles “Me ama”. “A gente teve que fazer algumas adaptações porque esse evento é muito maior do que a grande festa que vai acontecer amanhã porque ele vai para a TV. O repertório está muito bonito, muito legal, mas as músicas estarão menores. A gente já colocou que vai fazer ‘Me ama’ duas vezes”, disse.

Antigos e novos sucessosAinda nos bastidores, a cantora Damares revelou que a sua apresentação terá 30 minutos de duração, mas que vai fazer um passeio por toda a sua carreira, incluindo sucessos do último álbum, “Diamantes”, campeão do Troféu Promessas. Ela contou que ficou emocionada ao receber o convite para participar do festival e que não vê a hora de dividir o palco com os outros cantores.

“Foi emocionante, desde a hora que eu cheguei e coloquei o pé no palco, o coração já disparou é indescritível, um momento muito especial que a gente está vivendo. Eu fico muito honrada e muito contente de estar podendo fazer parte disso ao lado desses cantores maravilhosos, que eu acompanho e admiro. Estar vivendo esse momento para mim, único, eu não tenho nem palavras”, disse Damares.
Som semelhante ao do Rock in RioEnquanto os cantores passavam as músicas, técnicos davam os últimos retoques no palco montado em frente ao Monumento aos Pracinhas. Segundo os organizadores, a estrutura de som do evento gospel é semelhante à do Rock in Rio - no total, serão usados 250 mil watts de som e 500 mil de luz.

Além disso, a estrutura conta com 500 metros quadrados de painéis de LED e 150 km de cabos. Quatro telões de alta definição exibirão imagens das oito horas de show. A tecnologia usada para o festival também permite um consumo de energia menor. Segundo Luiz Gleiser, diretor geral do show, a quantidade de luz equivale a dois milhões de watts.
Por volta das 12h, a cantora Damares iniciou o teste de som. A cantora Fernanda Brum também não conteve a curiosidade e acompanhou o trabalho de muitos dos 250 profissionais que envolvidos na montagem do palco. Ansiosa, ela adiantou que o seu repertório vai incluir canções que marcaram a sua carreira, como “Cura-me”, “Canta minha alma” e “Pavão-Pavãozinho”.
“Será um momento de graça e louvor. Nós estamos acostumados a cantar para grandes multidões, mas este festival é como se tivesse inaugurando um novo tempo. As pessoas pararam para ver o nosso ensaio, foi uma grande unção, tocou no coração delas, e é isso que vai acontecer aqui amanhã. Será um momento para celebrar”, disse a cantora.
Do rock ao hip hop
Durante a canção “Pavão-Pavãozinho” Fernanda vai dividir o palco com Pregador Luo, de São Paulo, que teve suas canções usadas por lutares de UFC em campeonatos mundiais. O resultado é um mistura de clássico com rap, com mensagens de cunho social e religioso.
Luo contou que suas músicas têm o poder de tocar as pessoas com histórias da periferia e unir as classes. Ansioso para o início do show, ele disse que ficou impressionado com a estrutura montada para o espetáculo.
“Não é só música evangélica, é brasileira, ela toca nas almas. É música para todas as classes sociais, não só para a favela, para a periferia. Estou feliz em fazer parte disso”, disse ele.
Com 20 anos de carreira e 14 álbuns lançados, Luo contou que teve a sua primeira música tocada num ringue de UFC em 2004, usada pelo lutador Vitor Belford. Depois disso, segundo ele, surgiram outros convites: “Já fiz música para o Minotouro e Anderson Silva. É uma prova de que a música também é uma motivação”, completou.
Fãs acompanham os ensaios
O festival é só no sábado (10), mas um grupo de fãs da banda Diante do Trono já chegou ao local do show e aguarda ansioso o ensaio dos ídolos. O auxiliar administrativo Ricardo Rodrigues, de 20 anos, veio da Bahia só para o evento. Ele contou que conheceu os amigos em redes sociais e que pretendia passar a noite em frente ao palco.
“Eu sou fã do Diante do Trono há cinco anos e sempre vou a congressos e shows em qualquer lugar do país. Para estar aqui hoje eu tive que fazer hora extra no trabalho”, disse ele.
De Fortaleza, o também auxiliar administrativo Ulisses Wagner Flores contou que o grupo levou biscoitos, água e lençóis para passar a noite no Aterro do Flamengo. Tudo para ficar mais perto do ídolo: “Daqui a pouco vamos montar a nossa barraca aqui, e ainda temos a esperança de falar com eles e tirar pelo menos uma foto”, contou Ulisses.
Festival terá coral com 4 mil vozes
E o festival não está exigindo ensaios só dos artistas já consagrados. Um coral de 4 mil vozes também já começou a se preparar para a grande noite. Sob a regência do maestro Marcos Lourenço, mais de 100 evangélicos passaram boa parte da noite de quinta-feira (8) revendo cada nota, cada verso das músicas que vão cantar. Assim como grupos de dezenas de igrejas do estado do Rio, que também ensaiaram para que amanhã o espetáculo seja mais do que perfeito.

Além de Fernanda Brum, Damares, Luo e Diante do Trono, nomes como David Sacer, Fernandinho, Regis Danese, Ludmila e Eyshila vão levar sua música para os milhares de fãs no evento gratuito. Para mais informações sobre as atrações e o evento basta acessar o site oficial do festival.
Serviço:
Festival Promessas
Data: 10/12/2011
Local: Monumento aos Pracinhas, localizado no Aterro do Flamengo
Horário: das 14h às 22h
Entrada gratuita


Cantores interpretaram a música “Alto preço”, de Asaph Borba, no fim do ensaio (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário